o prêmio

A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de “Melhores do Ano” – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio.

O Prêmio SomosCoop Melhores do Ano é uma forma de destacar as boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade.

Os cases premiados podem ser replicados em outras cooperativas. Por isso, conheça um pouco mais da história da premiação e assista aos vídeos sobre as vencedoras da edição de 2018.

Categorias

  • Comunicação e Difusão do Cooperativismo

    Podem ser inscritos cases que promovam a cultura do cooperativismo entre cooperados, empregados e sociedade.

    Exemplos: realização de cursos, palestras e eventos de promoção do cooperativismo; campanhas de marketing; ações vinculadas ao Movimento SomosCoop; atuação junto à imprensa; ampliação do número de cooperados.

  • Cooperativa Cidadã

    Novidade! A categoria “Desenvolvimento Sustentável” agora faz parte de Cooperativa Cidadã. Vamos juntar forças para mostrar como as cooperativas estão cada vez mais envolvidas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

    Podem ser inscritos cases com benefícios para a população local, sejam atividades sociais, culturais, recreativas ou outras. Além de cases que mostrem como as cooperativas estão suprindo as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras, promovendo um equilíbrio entre os desenvolvimentos econômico, social e ambiental.

    Exemplos: projetos realizados no âmbito do programa Dia de Cooperar (Dia C); patrocínio ou realização de eventos artísticos, culturais ou de promoção social; financiamento ou realização de obras, instalações/obras que beneficiem a população; racionalização do consumo de água, energia elétrica, combustíveis fósseis, plásticos, papel; proteção de patrimônios naturais, ambientais e históricos.

  • Cooperjovem

    Podem ser inscritos cases realizados por meio do Programa Cooperjovem, que visam a disseminação da cultura e dos valores da cooperação em escolas e na comunidade, por meio de atividades educativas.

    Serão premiadas cooperativas que aderiram ao Cooperjovem seguindo as boas práticas de implementação e acompanhamento do programa e, principalmente, que tenham alcançado resultados efetivos em relação à sua abrangência e que possam ser replicáveis.

  • Fidelização

    Podem ser inscritos cases que promovem maior integração do cooperado com a cooperativa, gerando o sentimento de pertencimento e satisfação, melhorando os índices de fidelização.

    Exemplos: melhoria do espaço físico e formas de atendimento; facilidade de acesso aos funcionários e dirigentes da cooperativa; redução significativa da burocracia e do tempo de atendimento; ampliação, oferta e melhoria dos serviços; aumento do uso dos serviços da cooperativa pelos cooperados.

  • Inovação

    Podem ser inscritos cases com soluções inovadoras e que promoveram mudanças no dia a dia das cooperativas, em seus processos, produtos e serviços, com resultados efetivos.

    Exemplos: modernização de produtos e serviços; implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação; fomento de ambiente adequado à geração de inovações; ações que promovam ganhos de produtividade e melhores resultados financeiros, dentre outras ações com cunho inovador.

  • Intercooperação

    Podem ser inscritos cases que implantaram com sucesso projetos de intercooperação: parcerias efetivas entre duas ou mais cooperativas que viabilizaram o alcance de objetivos comuns.

    Exemplos: compra conjunta de insumos e/ou serviços; comercialização conjunta de produtos ou serviços; contratação e implantação de projetos de desenvolvimento técnico e tecnológico em parceria; troca de experiências e boas práticas de gestão.

  • Influenciadores Coop

    Mais uma novidade desta edição, a categoria Influenciadores Coop foi criada om o objetivo de identificar, valorizar e reconhecer formadores de opinião com projeção no cenário nacional, que contribuem com a produção de conteúdo e divulgação do cooperativismo.

    Os influenciadores podem ser administradores, consultores, economistas, empreendedores, escritores, esportistas, executivos, jornalistas, políticos, palestrantes, entre outros, que desenvolvam conteúdos positivos sobre o cooperativismo, publicados ou replicados em mídias, sejam elas off-line ou on-line.

    A metodologia será diferente das outras categorias, ocorrendo em três etapas: indicação das Unidades Estaduais do Sistema OCB, avaliação da comissão julgadora e votação aberta no site do Prêmio.

Baixo Baixo

inscrições

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até às 18h do dia 16 de setembro!

Todas as cooperativas brasileiras registradas no Sistema OCB podem participar do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano! Podem ser singulares, centrais, confederações ou federações, basta estar em dia com o pagamento da Contribuição Cooperativista sobre o exercício de 2019.

Faltam

Baixo

mídia kit

Divulgue o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano no seu estado!

 

Edição 2018

Conheça as cooperativas que foram premiadas na última edição!
Inspire-se nos projetos vencedores e inscreva a sua cooperativa.

Baixo

Fale Conosco

Dúvidas sobre o preenchimento das fichas Cadastral da Cooperativa e de Apresentação do Case

melhoresdoano2020@somos.coop.br

 (11) 94543-4428

 

Dúvidas sobre a premiação: Gerência de Relações Institucionais do Sistema OCB

 melhoresdoano@somos.coop.br